Você conhece todos os benefícios de um controle de acesso eficaz? Venha descobrir tudo sobre automação de portarias e o que ela tem a oferecer.
Você conhece todos os benefícios de um controle de acesso eficaz? Venha descobrir tudo sobre automação de portarias e o que ela tem a oferecer.
Os benefícios do controle de acesso nunca estiveram tão em alta, com a pandemia do novo Coronavírus manter o controle da quantidade de pessoas que acessam um espaço se tornou uma obrigatoriedade.
Isso porque o vírus tem mais chances de se proliferar em locais com aglomerações de pessoas e para evitá-las, o controle de acesso é fundamental.
Com ele é possível controlar de forma rápida e eficiente quantas pessoas entram e saem de um recinto, estabelecer horários e tempo de permanência, gerando relatórios para melhor gerenciamento e ações voltadas para segurança.
Conheça melhor esses e muitos outros benefícios do controle de acesso a seguir.
Antes de irmos para os benefícios é fundamental entendermos o conceito de controle de acesso, que de modo geral se resume em formas de monitorar os acessos de pessoas em determinado local e qualificar o objetivo delas.
Esse monitoramento pode ser feito de diversas formas e entre as barreiras mais comuns estão o uso de catracas, cancelas e leitores embarcados com as tecnologias de biometria digital, senha e cartões de proximidade acoplados com softwares de gestão contendo todas as informações necessárias para um acesso seguro e qualificado para qualquer necessidade futura de furto, roubo, acidentes ou informações diversas.
Contudo todas essas formas de controle ainda exigem contato físico, o que em tempos de pandemia é um risco para nossa saúde, principalmente se tratando de um vírus que tem causado tantas mortes mundialmente.
Diante a um problema tão delicado surgiu a necessidade e urgência de trazer para nossos clientes uma forma de monitorar o tráfego de pessoas com a mesma eficácia, mas também atendendo as novas normas de distanciamento e ausência do contato físico.
Apesar da pandemia ter evidenciado o risco do toque na proliferação dos vírus e bactérias, evidenciando a necessidade de modernizar os equipamentos até então utilizados na maioria dos acessos, a tecnologia de acesso sem contato não é primária, ela vem sendo desenvolvida e estudada há muito tempo pelas empresas e órgãos da área de segurança patrimonial.
A pandemia trouxe a urgência e aprimoração dessas tecnologias com as particularidades do momento, como por exemplo o reconhecimento facial mesmo com uso de máscaras.
No âmbito de software muita coisa foi desenvolvida e muitos equipamentos trazidos ao Brasil com tecnologia de ponta para uma comunicação e controle líder de mercado, através de leitores faciais, íris e biometria sem contato, onde a Group Digital é especialista nesse assunto.
Contamos com o leitor biométrico facial de alta performance que tem como principal função o escaneamento do rosto para poder permitir a entrada e saída de estabelecimentos, empresas e condomínios.
O sistema funciona da seguinte forma: um pequeno monitor é instalado no local indicado para acesso, onde a imagem captada pelo aparelho forma uma espécie de assinatura facial, uma vez que o leitor identifica esses pontos ele os codifica em uma sequência digital, esse escaneamento utiliza uma tecnologia que mapeia alguns traços, como: distância entre os olhos, tamanho do queixo e formato dos olhos e nariz.
A partir disso, o escaneamento é feito em formato binário que permite, por exemplo, distinguir duas pessoas mesmo que elas sejam muito parecidas uma vez que o equipamento lê cada rosto individualmente, depois que a imagem é comparada com as do banco de dados e constatada a identidade da pessoa, o software libera a entrada.
Hoje já existem equipamentos que, além de controlar o acesso, também aferem a temperatura de cada indivíduo e, caso identifique uma temperatura superior a 36º, a entrada é bloqueada e a pessoa responsável é notificada, para isso usamos o GDTotem Termo&Gel e leitores faciais e câmeras com a tecnologia termográfica.
Dentro dos principais benefícios do controle de acesso sem toque está a prevenção do contágio da Covid19. Contudo, existem outras vantagens, algumas até inimagináveis ou que exigem um jeito diferente de pensar. São elas:
O controle epidemiológico é um dos benefícios do controle de acesso, porque ele contribui de duas formas para evitar um maior contágio, não só da Covid19, mas também de outras doenças.
Armazenando as informações de quem entra e sai do prédio tem-se um controle maior do nível de contágio. Já que se alguém apresenta algum sintoma suspeito, será mais fácil mapear as pessoas com quem teve contato. E assim aplicar os procedimentos adequado.
A outra forma que o controle de acesso tem de ajudar é notificando as pessoas de que tem algo de errado com a sua temperatura corporal.
Esse é um dos benefícios do controle de acesso que muitas vezes nem imaginamos. A superlotação dos hospitais não é algo que compete apenas aos governantes. Também é nossa responsabilidade nos manter protegidos para não nos contaminar e contaminarmos aos outros.
Assim, se cada um fazer a sua parte, pouco a pouco evitamos a superlotação dos hospitais.
Outro benefício, talvez o mais importante do controle de acesso, é minimizar o contágio do novo Coronavírus.
Esse é um vírus transmitido pelo contato com secreções de alguém contaminado. Secreções que emitimos sem nem mesmo perceber, quando falamos ou coçamos os olhos, por exemplo. O simples ato de encostar em superfícies é o suficiente para contaminá-las por muito tempo.
São 5 dias em que esse vírus pode ficar na superfície de um aparelho metálico, 3 em que o papel se torna a transmissão um fator certo para o contágio, 5 dias para o vidro e 72 horas para o aço inoxidável.
O controle de acesso sem toque é a melhor solução para inibir a contaminação espontânea do novo Coronavírus.