O reconhecimento facial já é uma tecnologia bastante utilizada na segurança pública e privada por conta de sua precisão. Mas como ele funciona na prática e quais são suas vantagens? Leia este conteúdo e conheça curiosidades e vantagens sobre o tema!
O reconhecimento facial já é uma tecnologia bastante utilizada na segurança pública e privada por conta de sua precisão. Mas como ele funciona na prática e quais são suas vantagens?
Você pode não ter se deparado ainda com uma portaria inteligente que controla os acessos por meio da leitura 2D ou 3D de faces, mas certamente já viu um desses smartphones modernos que utilizam desbloqueio facial de tela.
Embora a complexidade de estrutura do software possa ser um pouco diferente, a lógica é a mesma: garantir que apenas a pessoa autorizada acesse determinado local.
O que já foi uma grande novidade e em alguns momentos soou distante, hoje é muito importante para as portarias de condomínios residenciais e comerciais! Aliás, você sabia que esse mecanismo possui algumas curiosidades e vantagens incríveis? Veja agora!
Reconhecimento facial nada mais é que uma maneira de identificar ou confirmar a identidade de uma pessoa por meio da leitura de seu rosto em tempo real.
A tecnologia se enquadra na classe de segurança biométrica, que basicamente identifica um indivíduo através de seus traços biológicos.
Toda essa leitura é realizada a partir do programa que utiliza um sistema e algoritmos configurados para mapear o padrão dos rostos, ainda que eles sejam mudados.
O que é essa tecnologia e o seu grau de modernidade você já sabe, mas quais são as curiosidades inimagináveis sobre ela? Veja abaixo!
O processo de captura facial converte informações analógicas, no caso o rosto, em um conjunto de informações digitais (dados) a partir da composição facial de uma pessoa. Essa análise se torna uma fórmula matemática, que é lida pelo algoritmo e se torna a impressão facial.
Até aí tudo bem, mas é aqui que está a curiosidade: assim como as digitais, cada pessoa possui uma impressão facial única, independente das mudanças feitas no rosto.
Suponha que um indivíduo queira acessar o condomínio e para isso usa algum disfarce, maquiagem, barba ou cabelo falsos, de nada irá adiantar. Isso porque os principais pontos de leitura são:
Ou seja, isso significa que uma pessoa não autorizada é impossibilitada de acessar. Afinal, a impressão facial é única e sua taxa de aprovação é de 98%.
Todo o mecanismo para o reconhecimento de um rosto funciona de modo extremamente dinâmico, por isso vamos fazer a separação por etapas:
O reconhecimento facial é utilizado principalmente no setor da segurança, seja ela pública ou privada: aeroportos, portarias de condomínios residenciais ou empresariais, shoppings e até mesmo pela polícia.
Em todos os casos, ela é aplicada a fim de proporcionar maior proteção ao patrimônio e seus moradores/prestadores de serviço e dinamismo nas portarias, especialmente em condomínios e edifícios.
Isso porque ela reduz as filas que normalmente acumulam-se nos saguões e otimiza o serviço dos encarregados pela segurança do local.
Com o avanço das tecnologias e novos protocolos de segurança, esse recurso oferece muitas vantagens a quem o utiliza, principalmente nos ambientes de grande movimentação e alto padrão.
Essa solução, portanto, resume-se a otimizar e elevar o nível de seguridade e gestão do controle de acesso dos empreendimentos que possuem tal necessidade, mas não é só isso! Veja abaixo os principais benefícios do reconhecimento facial para você:
O reconhecimento facial não falha, pois a identificação é fundamentada em centenas de pontos nodais (ou pontos únicos). Logo, a área de exploração dos leitores é maior e a identificação é extremamente precisa e ágil.
Esse mecanismo também é uma excelente opção para o cumprimento de normas sanitárias.
Diferente dos outros dispositivos de controle de acesso, basta que a pessoa se aproxime da câmera sem realizar qualquer contato com o equipamento ou profissional.
As chances de burlar o sistema facial são quase nulas, mas para além disso, é possível integrá-lo a outros recursos de controle, como catracas de controle de acesso, portões e cancelas.
Então, se tem um “plano B” no caso de eventuais falhas no sistema.
Ele entrega boas vantagens, é verdade, mas por qual motivo contar com a tecnologia de impressão facial?
Bom, na prática, ele é hoje uma das ferramentas de segurança mais precisas disponíveis no mercado graças à sua precisão e dinamismo que certamente irão elevar o nível da sua portaria. Ademais, o reconhecimento facial pode ser integrado a outros recursos, o que proporciona pluralidade de proteção patrimonial e redução de falhas técnicas.
Está pronto para contar com todos os benefícios citados ao longo deste conteúdo? Então modernize agora o seu condomínio!