O controle de acesso é algo extremamente importante a ser considerado em se tratando de um negócio com grande movimentação de pessoas.
O controle de acesso é algo extremamente importante a ser considerado em se tratando de um negócio com grande movimentação de pessoas. Independente do tamanho do tamanho da empresa e da quantidade de funcionários, isso é fundamental não só para manter a integridade física dos funcionários, mas também para garantir a sua saúde e dos clientes.
No atual momento em que vivemos com uma pandemia a nível global. É fundamental ter o controle de quantas pessoas adentram em um local, para evitar o contágio. A produtividade no ambiente de trabalho também é algo que o controle de acesso pode ajudar.
Porque com um controle de acesso o fluxo de pessoas é reduzido e o número de distrações também é moderado. Mas, além disso, existem vários outros motivos para se ter um controle de acesso na empresa. Confira tudo isso a seguir.
Para entender melhor quais são os benefícios e como um controle de acesso funciona, vamos tentar entender o que é um controle de acesso.
De modo geral um controle de acesso é a forma utilizada para saber exatamente quantas pessoas entraram num recinto, que pode ser uma empresa, hospital, comércio entre outros.
Essa forma de controle varia de acordo com o ambiente e do que cada grupo de pessoas vai fazer no local. Um hospital, por exemplo, o controle de acesso precisa ser focado na entrada e saída de pacientes e visitantes. Neste caso deve-se ter um controle dividido em três níveis, um para cada função.
De modo que um visitante só terá acesso aos quartos dos pacientes e não a área administrativa. Os pacientes só saiam do hospital com a permissão dos médicos. Já os funcionários têm acesso aos ambientes respectivos a sua área de atuação. Com tudo, é uma excelente forma de limitar o acesso dos funcionários e dos clientes de uma empresa.
Há algum tempo o controle de acesso era feito através de listas manuscritas, as folhas de ponto ou listas de presença. Mas essas listas eram passíveis de erros, porque um funcionário podia passar-se por outro, alguém podia entrar num prédio passando-se por outra pessoa.
Com tudo, as formas de fazer o controle de acesso evoluíram, e hoje pode-se fazer isso de maneira precisa e eficiente, de modo que não haja fraudes e nem enganos. Atualmente existem uma infinidade de softwares e empresas especializadas nesse tipo de serviço.
Para entendermos melhor como esses softwares funcionam vamos usar como exemplo uma empresa de telefonia. A implantação do software é feita através de leitores de crachás e catracas, nos principais pontos de acesso da empresa.
Todos os leitores têm o mesmo software de controle de acesso instalado, a diferença está na configuração deles. O leitor da portaria consegue fazer a leitura de dois tipos de crachás, o de funcionários e o de clientes.
Já o leitor instalado no corredor de acesso a diretoria, só dá acesso a funcionários da diretoria. Não permitindo a entrada de clientes e nem de funcionários que não sejam da diretoria. O mesmo acontece em todos os setores da empresa.
Com tudo, as entradas e saídas são armazenadas no banco de dados do software.
O uso do controle de acesso oferece uma série de benefícios que vão além de controlar a entrada e saída da empresa. Esse controle consegue promover desde a segurança dos funcionários até o aumento na produtividade. Com tudo, confira os benefícios de utilizá-lo dentro da empresa:
Em tempos de pandemia, é imprescindível ter um controle de acesso. Porque assim é possível limitar o número de pessoas que adentram no local. E assim evitar o contágio não só do novo Coronavírus, mas também de outras doenças, como sarampo, catapora…
É possível fornecer aos funcionários uma maior segurança, preservando a sua integridade física e moral.
Uma vez que as chances de serem furtados são reduzidas e as chances de acontecer algo que venha a ferir a integridade moral, como estupros e assédio das funcionárias também reduzem.
Fornece uma maior agilidade no ambiente de trabalho, porque não é necessário levar tanto tempo para transitar de uma área para outra da empresa.
A análise do banco de horas trabalhadas de cada funcionário também é feita de maneira muito mais rápida e evita erros na contabilização das horas trabalhadas.
Controlando o acesso à sua portaria, tem-se uma maior produtividade, porque o funcionário de um setor não interfere no trabalho do outro. E sem essa interferência o trabalho não é interrompido, consequentemente tendo uma produtividade maior.
Ele permite um maior controle do horário de entrada e saída dos funcionários. E com isso tem-se uma economia maior, porque não há o desperdício de verba, pagando horas extras indevidamente.