O leitor biométrico é uma das tecnologias mais utilizadas para evitar fraudes e garantir a segurança de um patrimônio. Mas como ele funciona na prática e quais são os melhores tipos de acesso biométrico do mercado?
O leitor biométrico é uma das tecnologias mais utilizadas para evitar fraudes e garantir a segurança de um patrimônio. Mas como ele funciona na prática e quais são os melhores tipos de acesso biométrico do mercado?
A portaria do condomínio é um fator importante e merecedor de bastante atenção, seja ele comercial ou residencial. Afinal, é por meio dela que pessoas autorizadas acessam o local de modo que seja possível manter total controle e assegurar o bem-estar coletivo.
Para a administração do empreendimento, tudo isso resulta em três pontos: primeiro, é preciso propor facilidade e otimizar as entradas e saídas, monitorá-las e, por fim, investir em ferramentas que viabilizem tais feitos.
E como uma boa notícia, os recursos mencionados acima são apenas alguns oferecidos pelo leitor biométrico! Continue a leitura deste artigo e conheça tudo sobre o assunto.
A biometria nada mais é que um sistema que cruza dados a partir da leitura e análise rápida das características únicas de determinadas partes do corpo humano.
Sua aplicação é voltada para garantir que apenas pessoas autorizadas acessem o local, seja uma sala, portaria, computador, celular e afins.
Dito isso, a leitura para o cruzamento dos dados e permissão pode ser feita de diferentes formas.
Engana-se quem acha que acesso biométrico é coisa de filme ou faz parte de um futuro distante. Na verdade, existem diversos tipos que podem ser usados em conjunto e para a mesma finalidade.
Mais comuns, eles leem as características físicas dos indivíduos e as comparam com um banco de dados. São os leitores de:
Eles funcionam a partir da leitura de características de indivíduos em situações específicas, como:
Você já viu que essa tecnologia faz análises de partes únicas do corpo humano e cruza essas informações rapidamente com um banco de dados, agora está na hora de ver como a biometria funciona em uma situação de rotina.
Bom, imagine que o seu condomínio conta com o dispositivo de reconhecimento biométrico na portaria. Quando o morador for acessar o local, acontecerá o seguinte:
De forma direta, a resposta é sim! Leitores biométricos são hoje um dos mecanismos de segurança mais utilizados justamente por serem confiáveis, além de práticos e dinâmicos.
No começo, a tecnologia podia ser fraudada por meio do cruzamento falso de dados digitais e até mesmo com materiais de silicone similares a uma digital.
Atualmente, os melhores equipamentos do mercado contam com um sistema de detecção de fraude que não permite falsificações e torna o leitor biométrico completamente seguro.
A dica é: sempre procure empresas que estão consolidadas e possuem boa reputação no mercado, como a Group Digital. Essa é a melhor maneira de garantir a tranquilidade dos moradores e a integridade do patrimônio.
Esse tipo de acesso traz muitas vantagens ao condomínio, incluindo corpo administrativo e moradores.
Confira agora os principais benefícios:
Essa é uma vantagem marcante dos controles de acesso para condomínios de um modo geral e presente também na biometria.
Na prática, quando um patrimônio investe na contratação de softwares inteligentes e dispositivos de segurança, não é preciso contar com uma equipe grande de profissionais de segurança, diminuindo a folha salarial do empreendimento.
O acesso via impressão digital é auto-gerenciável. Isto é, o morador não precisa fazer qualquer solicitação, basta interagir com o equipamento.
Seu acesso é liberado em questão de segundos e o fluxo da portaria se mantém organizado.
Toda ação feita neste dispositivo de segurança é armazenada com data, horário de entrada e saída e tempo de permanência e ausência.
Logo, é possível acessar dados quando eles forem solicitados a fim de resolver alguma questão específica e tornar o ambiente mais seguro.
Antes de qualquer coisa é importante dizer que o melhor mecanismo de segurança para um condomínio depende de uma série de fatores.
Localização, fluxo diário, padrão, protocolo de segurança, quantidade de acessos, dentre outros, são pontos que impactam diretamente na ferramenta escolhida para controle de acesso.
Porém, falando especificamente da leitura por biometria, existem três opções bem completas que atendem a diferentes necessidades. Veja abaixo quais são:
O AC-2100 Plus é o coletor ideal para ser usado em sistema de autenticação por biometria e RFID, com mensagens de voz que permitem fácil interface com o usuário.
Ele possui leitor de cartão integrado e é extremamente resistente, o que permite sua instalação em locais expostos ao tempo sem atrapalhar seu funcionamento.
Na parte do software, ele é configurado a partir de algoritmos modernos que não permitem fraudes graças à tecnologia de capacidade eletrostática que distingue uma digital real de uma falsificada independente do material usado.
O Morpho Wave tornou-se uma excelente opção principalmente por conta das medidas sanitárias que estão em vigor no mundo inteiro, já que ele funciona a partir da biometria sem contato e é higiênico.
Com identificação rápida e precisa, ele é capaz de verificar a compatibilidade de quatro impressões digitais com um único movimento da mão.
O AC-7000 pode ser usado em um sistema de reconhecimento digital, por face, RFID ou PIN (senha).
Apesar de não funcionar apenas com biometria, ele entra na lista dos melhores por permitir a integração e customização com outros mecanismos de segurança por conta dos seus recursos e configuração de sistema.
Outro ponto que comprova sua precisão é que ele também é equipado com a tecnologia de detecção de digitais falsas. Portanto, ele é 100% anti-fraude.
Agora que você já sabe tudo sobre leitor biométrico, escolha a melhor solução de acesso para o seu condomínio e valorize o seu patrimônio.