Como em todos os lugares, os condomínios são repletos de diferentes perfis de pessoas, convivendo no mesmo recinto. Por isso, é necessário saber lidar com as diferenças, se não, pode haver conflitos entre os moradores. Ocorrendo conflitos, muitas vezes o síndico acaba ficando responsável por fazer a mediação entre as partes envolvidas, e, se houver […]
Como em todos os lugares, os condomínios são repletos de diferentes perfis de pessoas, convivendo no mesmo recinto. Por isso, é necessário saber lidar com as diferenças, se não, pode haver conflitos entre os moradores.
Ocorrendo conflitos, muitas vezes o síndico acaba ficando responsável por fazer a mediação entre as partes envolvidas, e, se houver desrespeito às normas internas do condomínio, ele ficará responsável por notificar o infrator e aplicar multa, caso não haja outra solução.
Cientes de tamanha a diversidade de indivíduos nos condomínios, no texto de hoje, vamos trazer o tópico “pessoas famosas no condomínio: como lidar?”, composto por variadas situações e dicas para resolver conflitos.
Algumas pessoas acham incrível ter uma pessoa famosa em seu condomínio, considerando como um símbolo de status, inclusive mantendo uma boa relação de convivência. Além disso, alguns condôminos podem se sentir mais seguros, devido à segurança fornecida às celebridades.
Entretanto, nem sempre essa é a realidade, porque muitas vezes alguns moradores estão sujeitos a situações inconvenientes que os famosos podem trazer, como por exemplo: o assédio da imprensa, a invasão da privacidade e o intenso movimento de seguranças de escolta.
Enquanto isso, outros perturbam com barulhos desagradáveis ao fazerem festas e ensaios, atrapalhando a paz de outros condôminos.
Se o caso se enquadra na segunda situação, naturalmente surge a dúvida: “Tive problemas com um vizinho famoso, e agora? Como lidar?”. Por isso, vamos sugerir 4 dicas de como o morador e o síndico devem agir nestes casos.
Antes de tudo, é necessário tentar resolver o conflito de maneira pacífica, a partir de uma simples conversa com o vizinho, relatando o incômodo e propondo soluções.
Caso o morador se sinta mais confortável, ele pode relatar o ocorrido para o síndico, para que ele converse e realize a mediação do conflito entre ambos os moradores.
Também, é importante que o síndico conscientize os moradores sobre as práticas de boa vizinhança, o que pode reduzir reincidências de conflitos. A conscientização pode ser realizada por meio de assembleias e reuniões sobre o assunto, discutindo e aperfeiçoando regras de convivência.
Para evitar que pessoas indesejadas entrem no condomínio, implemente um sistema de controle de acesso, pois além de garantir a segurança dos condôminos, o sistema permite identificar com facilidade um infrator que não resida no condomínio.
Assim, a medida previne e atua em situações desagradáveis que possam acontecer.
Se não for possível solucionar o conflito pacificamente, o síndico poderá aplicar uma multa ao infrator, segundo a legislação. De acordo com o Código Civil, Lei 10.406/02:
Art. 1.277. O proprietário ou o possuidor de um prédio tem o direito de fazer cessar as interferências prejudiciais à segurança, ao sossego e à saúde dos que o habitam, provocadas pela utilização de propriedade vizinha.
Parágrafo único. Proíbem-se as interferências considerando-se a natureza da utilização, a localização do prédio, atendidas as normas que distribuem as edificações em zonas, e os limites ordinários de tolerância dos moradores da vizinhança.
Pode ser comum que algumas celebridades se esqueçam que existem regras de boa vizinhança, mas elas devem entender que não são isentas de multa se infringirem as normas do condomínio.
No caso de nenhuma das medidas acima resolver o conflito, os moradores têm direito de chamar a polícia ou processar o infrator na justiça. Infelizmente, em muitos casos esta é a solução mais eficaz que muitos condôminos encontram.
Somado a isso, muitos moradores chegam até a desistir de morar em um condomínio em decorrência de um vizinho famoso desagradável.
No texto de hoje nós falamos sobre vizinhos famosos e vimos 4 dicas para lidar com conflitos entre moradores anônimos e famosos. As celebridades, assim como os outros condôminos, não estão isentas de multas caso perturbem a paz ou privacidade de outros.
Apesar das diferenças entre as pessoas, é necessário saber lidar com conflitos, aplicando a solução mais adequada para cada caso em particular.
Conheça a Group Digital, especialista em controle de acesso para condomínios. Aqui você conta com a mais alta tecnologia do mercado, profissionais qualificados e um sistema completo, o que garante a segurança do patrimônio e das pessoas.
Confira as nossas condições de controle de acesso para condomínios residenciais clicando AQUI.