O sistema de controle de acesso garante um condomínio inteligente, moderno, eficiente e intuitivo! Mas como ele realmente funciona e o que considerar antes de escolher o seu? Confira agora!
O sistema de controle de acesso garante um condomínio inteligente, moderno, eficiente e intuitivo! Mas como ele realmente funciona e o que considerar antes de escolher o seu? Confira agora!
A forma como edifícios residenciais e comerciais operam passou por mudanças significativas nos últimos anos, especialmente quando os pontos considerados são otimização de processos, avanços gerenciais e a aplicação de ferramentas tecnológicas.
A segurança sempre esteve entre os grandes diferenciais oferecidos por um condomínio, seja para residir ou frequentá-lo a trabalho. Logo, implantar soluções visando a potencialização dos mecanismos de proteção deve estar no radar da administração constantemente.
Com isso, surge o Sistema de Controle de acesso para condomínios e todos os recursos que podem ser integrados a ele a fim de proporcionar um ambiente seguro aos moradores, visitantes, frequentadores e colaboradores, mas também corroborar com os processos administrativos e de rotina!
Quer saber como ele funciona na prática, seus benefícios e quais critérios considerar no momento de escolher o melhor para a sua empresa? Então continue a leitura deste artigo!
O sistema de controle de acesso prova que a cada dia que passa segurança e tecnologia estão integradas em prol da qualidade de vida das pessoas e da proteção às edificações.
O controle de acesso, como seu próprio nome sugere, é uma ferramenta que credencia (ou não) as entradas e saídas das pessoas dentro de uma empresa. Você com certeza já teve contato com alguns dos mecanismos abaixo:
Todos os itens da lista acima são diferentes tecnologias de controle de acesso, mas obviamente não funcionam “sozinhas” e são programadas a partir de um software que integra, registra, armazena e lê informações em um banco de dados.
Melhor dizendo, o sistema de controle de acesso é a tecnologia por trás das ferramentas mencionadas há pouco. Ou seja, é desenvolvida com a finalidade de gerenciar os acessos por meio dos dados integrados na plataforma.
O software funciona de modo que registre e identifique pessoas, carros, objetos e registre todas essas movimentações com relatórios inteligentes.
O controle de acesso pode ser resumido em uma palavra: segurança. Contudo, sua importância está além disso.
Condomínios empresariais costumam ter alto fluxo de entrada e saída de pessoas, o que geralmente causa obstruções em portarias e saguões.
Sendo assim, o controle de acesso é fundamental para que apenas pessoas autorizadas circulem no local de forma prática e rápida e ainda facilita o trabalho da portaria, visto que a equipe de segurança tem mais tranquilidade para concluir suas tarefas.
Outro ponto é que os controles de acesso promovem a acessibilidade, garantindo que o edifício seja inclusivo.
No que tange à administração, esse recurso registra e gerencia todas as informações necessárias para a resolução de quaisquer ocorrências que comprometam a segurança.
Como toda e qualquer medida que envolva defesa e segurança patrimonial, optar por um software de gerenciamento não é uma tarefa fácil. Afinal, ele deve otimizar e automatizar questões processuais do condomínio, e isso por si só é desafiador.
Portanto, existem pontos primordiais que devem ser considerados antes de adotar um sistema de controle de acesso, são eles:
O primeiro passo e mais importante é: reconheça, identifique as necessidades e procure soluções específicas para sua empresa.
O ideal é considerar qual a realidade financeira do patrimônio, dimensões da construção e, principalmente, qual a demanda média da portaria diariamente.
A partir disso, já é possível pensar em recursos que podem ser adotados para suprir essas necessidades.
Cada controle de acesso tem o seu diferencial, o que pode ser positivo ou não dependendo da sua necessidade.
Por exemplo, catracas com leitor biométrico e cartão de proximidade são indicadas para locais em que o fluxo de circulação de pessoas é elevado a fim de facilitar o trabalho da equipe de segurança.
Já acesso por senha, é recomendado para ambientes privados, como salas de reunião.
Já o totem, engloba diferentes recursos de acesso para garantir que, em caso de uma eventual falha, a portaria não seja prejudicada.
Convém sempre pesquisar os diferenciais do recurso escolhido e como eles irão otimizar a segurança da sua empresa.
A relação custo-benefício também tem o seu lugar durante processo de escolha. Com segurança não se economiza, porém se for possível reduzir os custos e ainda suprir a demanda, isso deve ser feito.
RFID, cartão de proximidade, senha e até o leitor biométrico são opções mais rentáveis que o reconhecimento facial ou totem, por exemplo.
Sendo assim, faça um paralelo entre:
Feito isso, contrate o seu sistema de controle de acesso com uma empresa renomada no mercado e escolha o recurso ideal para a empresa.
O Acesso 21 é um dos sistemas de controle de acesso mais completos do mercado, pois oferece soluções a condomínios comerciais e residenciais com opcionais de automação da portaria, tornando-a mais ágil, eficiente e segura.
O sistema faz todo o controle da entrada e saída de moradores, visitantes e prestadores de serviço de condomínios residenciais com médio e alto fluxo.
Ele é desenvolvido para aumentar os níveis de segurança do patrimônio de modo totalmente automatizado, rápido e prático, dividindo os acessos.
Moradores, visitantes e prestadores adentram o condomínio por diferentes portões, assim o sistema consegue reconhecer o acesso e registrá-lo com agilidade, favorecendo o fluxo.
Com o Acesso 21, é possível visualizar a relação dos acessos dos funcionários, prestadores de serviço, visitantes, veículos e moradores/proprietários e checar os dados do relatório.
Ele também registra ocorrências entre funcionários, prestadores de serviço, veículos, condôminos entre outros do condomínio com fotos e impressões dos boletins.
Outro recurso diferencial desse sistema é que ele realiza o controle de documentos em relação aos imóveis e patrimônio. De maneira geral, ele centraliza todas as informações pertinentes ao condomínio e ajuda a elevar o nível da gestão.
Conte agora com o melhor controle de acesso para o seu condomínio!